O 3º Batalhão de Polícia Militar intensificou rondas ao redor de escolas e creches em Arapiraca e nos municípios vizinhos após o ataque à creche de Blumenau, que deixou quatro crianças mortas, e as ameaças de novos ataques nesta quinta-feira (20). As ações ocorrem para dar mais tranquilidade aos pais.
A PM atua com viaturas para realizar rondas preventivas e coibir situações criminosas, além de realizar a abordagem de suspeitos próximo aos colégios e orientações nas salas de aula.
As guarnições percorreram escolas de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Girau e demais municípios. A ação de fiscalização continua.
“Estamos fazendo nosso mister constitucional. Orientando pais, professores e alunos. Visitando as escolas, participando mais amiúde da vivência escolar. Intervindo do modo pontual, de acordo com as necessidades requeridas. Pedimos que cada pai e mãe colaborem com o momento orientando seus filhos à não-violência, incentivando-os nos estudos, acompanhando a vida escolar deles e verificando o conteúdo de seus celulares e mochilas”, orientou o comandante do 3º BPM, o tenente-coronel, Luciano Felizardo.
“Quando os pais se aproximam de seus filhos temos uma sociedade mais pacífica e avançada, pois eles são os primeiros e mais influentes educadores e disciplinadores”, concluiu o comandante.
Segurança no Estado
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reuniu a imprensa, na manhã desta quarta-feira (19), para reafirmar a disposição do governo de colocar o aparelho de segurança estatal em alerta para combater ações violentas e ameaças nas escolas públicas e privadas de Alagoas.
Para o secretário de Segurança, delegado Flávio Saraiva, não há uma onda de violência nas escolas. O que há é uma manifestação, por parte de algumas pessoas, de uma cultura violenta através das redes sociais.
"Não temos onda de violência, mas sim a propagação dessas ameaças nas redes socais. Uma das nossas prisões foi de três irmãos, que foram alcançados pela investigação e afirmaram que tudo não passava de uma brincadeira. Esse é o perfil das pessoas que propagam essas mensagens. A prevenção sempre foi o forte da segurança. Temos o batalhão escolar presente em todas as áreas e não temos eventos de violências nas escolas".
Saraiva ainda afirmou que existe um plano de defesa contra as ameaças em unidades e afirmou que a SSP possui um aplicativo que pode ser utilizado pela população na interação com a Segurança.
"O plano de defesa do estado para esse possível enfrentamento passa pelos domínios das cidades, e como temos hoje a segurança nas escolas, vamos acionar o plano para estar no perímetro dessas unidades escolares. Para toda ameaça que seja efetivada, estaremos prontos. Temos um aplicativo que localiza todas as nossas viaturas policiais e temos a perfeita visualização do nosso plano de defesa e com condições de bloquear possíveis ameaças. A segurança pública tem um histórico de sucesso em grandes eventos, como carnaval, eleição, réveillon, eventos esportivos, e na segurança das escolas vamos ter o mesmo sucesso", disse.