Uma reportagem da Folha de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira, 02, mostra que ao menos 26 mil doses da vacina Astrazeneca, contra a covid-19, foram aplicadas com prazo de validade vencido.
Segundo os dados levantados pela Folha, mais de 300 doses da Astrazeneca que estavam fora do prazo de validade foram distribuídas para 40 cidades alagoanas, que receberam e aplicaram na população as doses vencidas do imunizante. Vale ressaltar que vacina vencida não é prejudicial a saúde, mas não oferece proteção para combater o vírus da covid-19.
Veja as cidades que aplicaram as doses vencidas da Astrazeneca: Maceió_ 109 doses; Delmiro Gouveia_ 67 doses; Batalha_ 17 doses; Santana do Ipanema_ 15 doses; Taquarana_ 13 doses; Arapiraca_ 12 doses, Santa Luzia do Norte_ 11 doses; Novo Lino_ 10 doses; Matriz do Camaragibe_ 8 doses; Feira Grande_ 7 doses; São Miguel dos Campos,_ 5 doses, São Sebastião_ 5 doses; Viçosa_ 5 doses; Campo Alegre_ 4 doses; Craíbas_ 3 doses; São Luís do Quitunde_ 3 doses. As cidades de Canapi, Girau do Ponciano, Igaci, Paripueira, Paulo Jacinto, Pilar, Porto Real do Colégio e Rio Largo aplicaram 2 doses da vacina vencida, cada cidade; Já Anadia, Cajueiro, Campestre, Coqueiro Seco, Coruripe, Flexeiras, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palestina, Piaçabuçu, Porto de Pedras, São José da Laje, São José da Tapera aplicaram uma dose, cada um dos municípios. Caso você tenha recebido vacina da AstraZeneca de um dos lotes vencidos, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações.
Veja se você tomou a vacina vencida