O Dia de Doar comemora 10 anos nesta terça-feira (28/11). A iniciativa tem como objetivo estimular entre pessoas físicas, empresas e organizações a cultura de doação. A edição de 2022 movimentou cerca de R$ 4,5 milhões em doações e mobilizou 28 milhões de pessoas.
Neste ano, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores. Até o momento, mais de 90 campanhas já estão confirmadas em todo o país. As ações vão desde doações de alimentos e roupas até projetos de educação e saúde.
Além de impulsionar esse hábito, a ação se propõe como uma uma resposta ao consumismo. Por isso, a campanha ocorre sempre após a Black Friday e a Cyber Monday — datas que marcam a temporada de ofertas de fim do ano no comércio mundial. Dessa forma, os organizadores buscam fazer a população refletir sobre ajudar o próximo e sobre como transformar o mundo com pequenas atitudes.
Carolina Farias, líder do Dia de Doar no Brasil, explica que isso é feito pela utilização de diversos meios para atrair o público e instituições parceiras. “A expectativa é de ativar lideranças locais, mobilizar parceiros, vizinhos, amigos e famílias. Utilizamos recursos como a mídia, atividades culturais, apoio público e ações dentro de empresas. Esperamos pela grande festa da generosidade com entusiasmo”, explicou.
Doe também
Para participar, basta escolher uma causa na qual você acredita e contribuir. É possível doar dinheiro, alimentos, roupas ou até mesmo seu tempo. Mais informações estão disponíveis no site do movimento. Lá você pode encontrar uma lista das campanhas participantes e até aprender a elaborar a sua própria campanha de doações.
Outra forma de colaborar é através dos editais de filantropia comunitária. Eles são voltados a iniciativas de mobilização de recursos locais, os quais são revertidos às próprias comunidades.
Este ano, há espaço para 30 campanhas comunitárias, que podem receber incentivo de até R$1.000, com auxílio adicional no mesmo valor a cidades ações com atividades presenciais e necessidade de apoio audiovisual.
A ABCR convida a todos que quiserem participar e envia uma mensagem aos que já são doadores. “Para quem já doa, temos apenas a agradecer. Quem quer doar, mas não sabe pode pesquisar instituições confiáveis próximas a você, estabelecer quanto ajudar, iniciar apoiando temas específicos, compartilhar sua experiência e, claro, estar aberto a buscar e aprender. Lembrando que não importa o tamanho, toda contribuição conta”, disse o Diretor de Operações, Richard A. C. Sippli.