Após horas de buscas e de um trabalho exaustivo de equipes da Polícia Civil de Penedo e Igreja Nova, coordenadas pelo delegado Rômulo Andrade, com o apoio da 3ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar e do Grupamento Aéreo, os irmãos acusados de latrocínio que haviam fugido da delegacia de Igreja Nova foram recapturados.
Desde o momento em que Jose Ailton Rodrigues Junior e Walison dos Santos Rodrigues conseguiram quebrar a tranca da cela e fugir de forma sorrateira pela porta lateral do Centro Integrado de Segurança Pública de Igreja Nova, onde funciona a delegacia local, que as forças ligadas a Segurança Pública estavam mobilizadas.
De acordo com as informações policiais, equipes da Polícia Civil e guarnições da Polícia Militar fizeram inserções em mata fechada, buscas em todos os imóveis de familiares dos acusados e rondas por diversos povoados da região, como Perucaba, Malamba e Castanho Grande, por exemplo. Todo esse trabalho foi realizado de forma simultânea por via aérea e terrestre para atender a determinação da Delegacia Geral de não cessar os esforços até o êxito da operação.
Encurralados, como fome e sede, Jose Ailton e Walison, através de seus advogados, entraram em contato com o chefe de operações da Delegacia Regional de Penedo, Carlos Welber, para negociar o retorno dos mesmos para o xadrez, o que aconteceu no início da noite desta quinta, 23.
“Desde o momento da fuga que estávamos nas ruas, realizando um trabalho amplo, coordenado pelo delegado Rômulo Andrade. Conseguimos encurralar os acusados, que ficaram sem ter para onde ir, com fome e com sede. Graças a nossa persistência, sem dar trégua em nenhum momento, conseguimos êxito nessa operação. Agora, os irmãos serão encaminhados ao sistema prisional alagoano, onde permanecerão à disposição da Justiça alagoana”, explicou Welber.
Jose Ailton e Walison foram presos na última quinta-feira, 16, em cumprimento a mandados de prisão expedidos pelo juiz Caio de Melo Evangelista. Os irmãos são acusados de matar um idoso no povoado Perucaba, na zona rural de Igreja Nova.
Pascoal Muniz dos Santos, 71 anos, estava em sua residência, situada na localidade conhecida como Saco do Arroz, quando teve o imóvel invadido no dia 15 de janeiro do corrente ano. O idoso foi encontrado com vários hematomas no corpo, principalmente na cabeça, caído já sem vida ao lado de um pedaço de madeira ensanguentado. Após o executarem a vítima, com muita brutalidade, os responsáveis pelo crime fugiram levando uma televisão e um botijão de gás.