A Polícia Federal em Alagoas informou que 1 mandado de prisão temporária e 10 de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Arapiraca na Operação Utlagatus, que foi deflagrada nesta quinta-feira (2) em Alagoas, Sergipe Pernambuco e São Paulo.
A operação investiga um grupo criminoso que fraudou documentos utilizados na obtenção de registros de armas de fogo. 160 policiais atuam nas ações.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal em Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Maragogi, Penedo, Batalha, Craíbas, Olho D'Água das Flores, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Garanhuns/PE, São Francisco/SE e São Paulo/SP.
De acordo com a PF, "em alguns casos, os investigados forjavam atentados (com tiros em portões de residência e carros) para subsidiar os pedidos juntos à Polícia Federal".
Os investigados estão sendo indiciados por associação criminosa, falsificação de documento particular, uso de documentos falsos, tráfico de influência, falso testemunho e comércio ilegal de arma fogo, munição e acessórios. As penas somadas podem chegar a 37 anos de prisão.